O Pacto pela Alfabetização – implantação colaborativa de política de alfabetização – é desenvolvido pelo Instituto Raiar e executado em parceria com as redes municipais de educação. O objetivo do programa é melhorar os indicadores de alfabetização, aumentando as chances de cada criança avançar em sua trajetória escolar.
O Pacto pela Alfabetização se dedica a garantir condições de aprendizagem para a alfabetização de cada criança no final do primeiro ano – uma condição que comprovadamente beneficia a trajetória escolar da criança e todo seu desenvolvimento durante a vida. Consolidado, o sucesso da alfabetização servirá de base para outros avanços na educação do município.
Alunos de pré-escola da EMEI Vó Corina, de Canoas/RS
Abrangência
Atualmente, o Instituto Raiar atua em cinco municípios brasileiros e duas regiões administrativas do Distrito Federal. Em 2024, está beneficiando cerca de 42 mil crianças. Onde está o Pacto pela Alfabetização:
2018/2019
Viamão/RS
2020
Viamão/RS
Sapucaia/RS
2021
Sapucaia/RS
Canoas/RS
Cachoeirinha/RS
Santa Maria/DF
2022
Sapucaia/RS
Canoas/RS
Cachoeirinha/RS
Santa Maria/DF
Recanto das Emas/DF
Uberlândia/MG
Esteio/RS
2023
Sapucaia/RS
Canoas/RS
Santa Maria/DF
Recanto das Emas/DF
Uberlândia/MG
2024
Sapucaia/RS
Canoas/RS
Santa Maria/DF
Recanto das Emas/DF
Uberlândia/MG
Canápolis/MG
Ituiutaba/MG
Abaetetuba/PA
CANOAS/RS
8.310 crianças
SAPUCAIA DO SUL/RS
3.240 crianças
SANTA MARIA/DF
4.410 crianças
UBERLÂNDIA/MG
12.320 crianças
RECANTO DAS EMAS/DF
3.690 crianças
CANÁPOLIS/MG
392 crianças
ITUIUTABA/MG
2.599 crianças
ABAETETUBA/PA
7.645 crianças
Estrutura da parceria
O Raiar é gestor do Pacto pela Alfabetização, tornando-se parceiro das redes municipais para promover a aprendizagem das crianças a partir do seguinte escopo:
Instituto Raiar
Capta recursos para o financiamento da solução pedagógica. Com o Pacto pela Alfabetização, gerencia a implantação da solução pedagógica; apoia os processos de gestão e de acompanhamento de resultados; e coordena as ações de mobilização social para engajamento da comunidade escolar e das famílias.
Prefeitura
Adere ao Pacto pela Alfabetização e executa o plano de trabalho. Após o 3º ano, é responsável pela continuidade do programa.
Comunidades
Crianças alfabetizadas no 1º ano
Modelo de implantação
O Pacto pela Alfabetização é realizado por meio de acordo de cooperação, que coloca a aprendizagem como o centro da política de gestão da educação. Para alcance dos objetivos propostos, são implementadas três macroações em cada município.
1
Sistema de Ensino Estruturado
Implantação de Sistema de Ensino Estruturado que alia pedagogia e gestão. É composto de programa de ensino, materiais didáticos, propostas pedagógicas, plano de curso, métodos de avaliação e recuperação e materiais de apoio ao professor. Saiba mais.
2
Modelagem de Gestão
Consultoria do Instituto Raiar para apoio aos processos de sensibilização das redes municipais de Educação, gestão da mudança e estruturação do processo de gestão a partir de indicadores de aprendizagem. Cada etapa do programa segue um ciclo de planejamento, implantação e avaliação de resultados e execução de medidas corretivas para alcance de metas.
3
Mobilização Social
Consultoria do Instituto Raiar para planejamento e execução de comunicação com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na construção e garantia de uma educação básica de qualidade.
Detalhes da solução técnica
A solução técnica ofertada às redes parceiras é chamada de Sistema de Ensino Estruturado e suas principais características são:
• Organização do ensino de forma sistemática e explícita, baseada não apenas em estratégias didáticas robustas, mas numa organização da apresentação dos conteúdos sob o comando do professor;
• Metodologia, currículo e cronograma comum a todas as escolas, garantindo que todas as crianças tenham acesso ao conteúdo necessário e na ordem adequada. A partir da diretriz curricular comum estruturada, cada professor estabelece o seu plano de aula;
• Material pedagógico para alunos e professores;
• Formação de professores e equipe de gestão para metodologia de ensino;
• Acompanhamento de prática de sala de aula e apoio individualizado ao professor;
• Monitoramento permanente dos resultados de aprendizagem de forma a permitir a aplicação de medidas de correção ao longo do ano.
Professora Daiane dos Santos, de Canoas/RS.